DIÁRIO DE UM CAPELÃO NUM PRESÍDIO E NUM HOSPITAL



           DIÁRIO DE UM CAPELÃO NUM PRESÍDIO E NUM HOSPITAL

    A BASE DO TRABALHO ESPIRITUAL E ASSISTENCIAL ESTÁ NA CF, ARTIGO 5º, INCISO VII, QUE DIZ: “É ASSEGURADA, NOS TERMOS DA LEI A PRESTAÇÃO DE ASSISTENCIA RELIGIOSA NAS ENTIDADES CIVIS E MILITARES E INTERNAÇÃO COLETIVA:”
   A RELIGIÃO, UM CONSOLAMENTO ESPIRITUAL E APOIO MORAL AJUDAM NA REEDUCAÇÃO PARA REISERÇÃO DO SER HUMANO AO CONVIVIO SOCIAL E, COMO FINALIDADE E A FILOSOFIA DO PRESIDIO É EDUCAR E CORRIGIR, ENTÃO A LEI CONCEDE TODO APOIO A RELIGIÃO, POR MEIO DE CAPELÃES, ONDE HOUVER PARA AJUDAR NESSE TRABALHO, É A SOCIEDADE RELIGIOSA E SOCIAL AJUDANDO NA EDUCAÇÃO DO DETENTO.
   DA MESMA FORMA, NOS HOPITAIS, PARA AJUDAR NA RECUPERAÇÃO FÍSICA E MENTAL DOS DOENTES E ENFERMOS EM GERAL, UMA PALAVRA DE ÃNIMO E CONFORTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS, ENTÃO É O SOCORRO DA NAÇÃO APELANDO PARA A SOCIEDADE EM GERAL, PRINCIPALMENTE RELIGIOSA. O SER HUMANO É DEPENDENTE, CARENTE E SOLIDARIO E ENTÃO NADA MELHOR DO QUE A PRÓPRIA SOCIEDADE FAZENDO PARTE DESSE TRABALHO. E ASSIM, PARA TODOS OS DEMAIS LOCAIS ONDE SE NECESSITA DE MÃO AMIGA. É A LEI RECONHECENDO O PODER TERAPEUTICO DE DEUS, APLICADO POR MEIO DOS SEUS FIÉIS.
   LEI 3.054, DE2. 8.05 RG. CAPELANIA CARCERÁRIA. EXIGE QUE A LIDERANÇA SEJA POR ALGUEM FORMADO EM TEOLOGIA, TEM QUE APRESENTAR CARTA DO BISPO CATÓLICO OU DO PASTOR EVANGÉLICO, DEVIDAMENTE NOMEADO EM ATA REGISTRADA. SEMPRE COM PLURIPARTIDARISMO RELIGIOSO.
   O CAPELÃO É SUBORDINADO Á UNIDADE PRESIDIONAL E O CAPELÃO RESPONSAVEL PODE TER ASSISTENTES E AUXILIARES. O CAPELÃO TEM QUE PUBLICAR NO JORNAL LOCAL A SUA INDICAÇÃO  PELA AUTORIDADE,COMO DELEGADO OU JUIZ CRIMINAL CORREGEDOR DA CADEIA. VISAM O BEM-ESTAR ESPIRITUAL DO PRESO, DE SEUS FAMILIARES E FUNCIONÁRIOS DA UNIDADE. SELECIONAR E CREDENCIAR OS VOLUNTÁRIOS E AUXILIARES DE TODAS AS DENOMINAÇOES, SOLICITAR MEIOS AMBIENTAIS E MATERIAIS; COM ESCALA DE HORARIOS DE CADA RELIGIÃO.
   CONSOLAR COM ÉTICA, NÃO VIOLENCIA, E RESPEITO À VIDA, SOLIDÁRIO, RELACIONAMENTO, E A TEOLOGIA DO SOFRIMENTO. PROIBIDO PROSELITISMO E DISPUTA ENTRE AS IGREJAS; NÃO SE PODE OFERECER ALIMENTO, NEM INTERFERIR NAS REGRAS DO LOCAL, NÃO SE PODE LEVAR MEDICAMENTO, SEM PRÉVIA ALTORIZAÇÃO E VISTORIA.
   PREPARAÇÃO ESPIRITUAL, PSICOLÓGICA E EMOCIONAL PARA                                 EVANGELIZAR DENTRO DE UM SISTEMA PRISIONAL
   UMA PREPARAÇÃO ANTES DE IR A UMA DELEGACIA OU PRESIDIO É DE SUMA IMPORTANCIA E CLARO SENDO ORIENTADO EM TODO TEMPO PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS QUE É AQUELE QUE NOS IMPULCIONA A FAZER A O BRA DE EVANGELIZAÇÃO. SABENDO TAMBEM DE ANTEMÃO SE O EVANGELISMO É PESSOAL OU COLETIVO POIS ISTO SERVE TAMBEM DE BASE PARA SABERMOS DE COMO IREMOS EXECUTAR ESTE EVANGELISMO QUE É DIFERENTE DO EVAGELISMO EM HOSPITAL E ATÉ MESMO NA RUA OU NA IGREJA. NUM SISTEMA PRISIONAL TEREI CONTATO COM PESSOAS DE TODA A ESPÉCIE COMO; LADRÃO, ASSASSINO, TRAFICANTE, USUÁRIO DE DROGAS, ESTUPRADOR ETC, OU SEJA, PESSOAS QUE ESTÃO DETIDAS PORQUE INFRIGIRAM A LEI COMETERAM CRIMES E POR ISSO SE ENCONTRAM ALI, MAS SÃO SERES HUMANOS CRIATURAS DE DEUS E PRECISAM TAMBEM DE OPORTUNIDADES DE OUVIR  O PLANO DE SALVAÇÃO TANTO QUANTO OS QUE ESTÃM LIVRES. DE MODO QUE É NECESSÁRIA UMA PREPARAÇÃO ORAÇAO, MEDITAÇÃO ETC, PARA DEPOIS IR A UM SISTEMA PRISIONAL, E VALE SALIENTAR QUE SOMENTE O AMOR PELAS ALMAS PERDIDAS E A OBEDIENCIA AO IDE DE JESUS NOS FAZ ROMPER FROTEIRAS, BARREIRAS PARA BUSCARMOS AS ALMAS ONDE ELAS ESTIVEREM, POIS NÃO PODEMOS ESCOLHER CAMPO DE TRABALHO, MAS IR AONDE O ESPIRITO SANTO NOS CONDUZIR.
   A CAPACITAÇAO QUE VEM DE DEUS PRECISA SER BUSCADA E RECEBIDA PARA ESTA OBRA, POIS NÃO DEPENDE APENAS DA NOSSA ELOQUENCIA, CONHECIMENTO TEOLÓGICO ACADEMICO, MAS A PRINCIPAL ARMA PARA GANHARMOS ALMAS DENTRO DE UM PRESÍDIO É A CAPACITAÇAO, PODER E UNÇÃO DO ESPIRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS E AI SIM VAI FAZER A DIFERENÇA. QUANDO OBEDECEMOS AO IDE DO SENHOR VAMOS A LUGARES COMO PRESIDIOS, HOSPITAIS E CASAS DE RECUPERAÇÃO, NOS TRAZ TAMBEM MUITAS EXPERIENCIAS  E ALEGRIA QUANDO VEMOS EM LUGARES COMO ESTES DEUS SALVANDO E LIBERTANDO VIDAS.
   DESDE QUE ACEITEI A CISTO COMO SENHOR E SALVADOR E COMECEI A ESTUDAR A BÍBLIA E A ORAR LOGO NASCEU EM MEU CORAÇÃO O DESEJO DE FAZER ALGO PARA O CRESCIMENTO DA OBRA DE DEUS E COMECEI A SAIR AOS CAMPOS BRANCOS PARA A CEIFA E EVANGELIZAR QUE É QUANDO MAIS SENTIMOS A SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO É QUANDO ESTAMOS EXECUTANDO TAL OBRA, SEJA NO PRESÍDIO, HOSPITAL, CASA DE RECUPERAÇÃO, SEMPRE HÁ ALMAS SEDENTAS PELA A PALAVRA DE DEUS, NÓS QUE FOMOS SALVOS SOMOS ESCOLHIDOS PARA LEVAR AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO AOS PERDIDOS.O TEMPO ESTA PRÓXIMO LOGO CRISTO VIRÁ PARA ARREBATAR A SUA NOIVA AMADA E PRECISAMOS TER EM NOSSAS MÃO ALGO DE VALIOSO PARA LHE OFERECER COMO GRATIDÃO POR TUDO QUE ELE FEZ POR NÓS NA CRUZ DO CALVARÁRIO.
   AO CHEGARMOS A UM PRESÍDIO LOGO NO PORTÃO PRINCIPAL TENHO QUE ME APRESENTAR MOSTRAR A MINHA CREDENCIAL DE MINISTRO E INFORMAR QUAL É O MEU INTUITO ALI, DEPOIS SEREI LEVADO AO DIRETOR E ESTE VAI ME RELATAR AS NORMAS DAQUELE PRESÍDIO. SOMOS SEMPRE ACOMPANHADOS PELOS AGENTES PENITENCIÁRIOS PARA REVISTAS, SERMOS CONDUZIDOS AOS PRESOS ETC, TEMOS QUE NOS SUBMETERMOS AS NORMAS DO SISTEMA PRISIONAL E NÃO DESOBEDECERMOS PARA QUE A PORTA ESTEJA SEMPRE ABERTA PARA NÓS.
   EM SETEMBRO DE 2010 FUI CONVIDADO A EVANGELIZAR NO PRESIDIO NA CIDADE DE TOMEAÇU-PA. FUI INFORMADO DE LÁ HAVIA PRESOS DE ALTA PERICULOSIDADE E MESMO JÁ TENDO PREGADO EM OUTRAS PRISÔES SEMPRE HÁ UMA ESPCTATIVA UMA VEZ QUE SE TRATA DE FALAR COM HOMENS QUE ESTÃO PRESOS DE UMA LIBERDADE INTERIOR QUE ELES PODEM ADIQUIRIR MESMO ESTANDO EM PRISÕES. ADENTRANDO AQUELE LUGAR FUI DIRETO PARA A SALA DO DIRETOR O QUAL JÁ ME CONHECIA E NÃO FOI PRECISO AS TANTAS BUROCRACIAS FIZ UMA ORAÇAO PARA ABENÇOAR O DIRETOR EOS FUNCIONÁRIOS DAQUELE PRESÍDIO E LOGO APÓS FOMOS PARA A ALA ONDE FICA OS PRESOS. AO ENTRAR JÁ SENTI A ATMOSFERA ESPIRITUAL  DAQUELE LUGAR, O CLIMA  ESPIRITUAL É ESTRANHO,PESADO, NÃO DÁ PARA DESCREVER SÓ SENTIDO PARA SABER,ALI TAMBEM HAVIA O GRUPO DE LOUVOR DA IGREJA LOCAL QUE MINISTROU O LOUVOR,ENQUANTO O LOUVOR ERA MINISTRADO EU COMECEI ABSERVAR AS EXPRESSÔES DE CADA UM DOS DETENTOS, AS SUAS ATITUDES FACIAIS SEUS JESTOS SORRISOS E UNS TENTAVAM ACOMPANHAR AS MUSICAS MESMO SEM CONHECER,DE MODO QUE AS SUAS EXPRESOES DE UM MODO GERAL QUERIA DIZER ALGUMA COISA,SENTIR O ESPIRITO SANTO TRABALHANDO EM MEU SER E ME DIZENDO QUE PALAVRAS DEVERIA FALAR, É IMPRESSIONANTE COMO O ESPIRITO SANTO TRABALHA EM UM MOMENTO COMO ESTE DE EVANGELIZAÇÃO, ELE TRABALHA TANTO NO CORAÇÃO DO PREGADOR QUANTO NO CORAÇÃO DOS HOMENS QUE VÃO RECEBER A MENSAGEM. PUDE PERCEBER QUE ALI ESTAVA UMA PLATÉIA FAMINTA, PRONTA PARA FICAR O TEMPO QUE FOSSE PARA RECEBER A PALAVRA, POIS A SOLIDÃO E O VAZIO QUE ELES TEM DENTRO DE SI É MUITO GRANDE E HÁ ATÉ MESMO AQUELES QUE FORAM ABANDONADOS PELOS SEU FAMILIARES E SE SENTEM TÃO SÓ QUE ALI MESMO JÁ COMEÇAM A MAQUINAR COISAS RUINS. O LOUVOR ESTAVA SENDO MINISTRADO E EU ORANDO E PENSANDO; DEUS NÃO SE ESQUECE DE NINGUEM, ELE AMA A TODOS INCONDICIONALMENTE, ELE QUER SALVAR A TODOS, ELE QUER QUE TODOS CHEGUEM AO PLENO CONHECIMENTO DA VERDADE, ATÉ MESMO AQUELES QUE COMETERAM AS PIÓRES ATROCIDADES POSSIVÉIS E QUE SÃO A ESCÓRIA DA SOCIEDADE, A SOCIEDADE OS REJEITA, MAS MESMO PESSOA EM CONDIÇÔES TAIS, PENSAVA EU, SÃO ALVOS DO AMOR DE DEUS. DE FATO SÃO. MAS NEM TODOS OS SALVOS QUEREM ATENTAR PARA O IDE DE JESUS E ENTRAR EM LUGARES COMO ESTES PARA PREGAR A SALVAÇÃO E DIZER A ESTES PERDIDOS QUE DEUS OS AMA E QUE HÁ SOLUÇÃO PARA AS SUAS VIDAS.
   ÓBSERVEI TAMBEM DE COMO ELES, OS DETENTOS, QUEREM OUVIR ALGO DIFERENTE DO QUE ELES ESTAM ACOSTUMADOS A OUVIR NAQUELE AMBIENTE, UMA PALAVRA AMIGA, PALAVRA DE CONFORTO ETC, POIS LÁ HÁ COMPANHEIROS DE SELA MAS NÃO  AMIZADE,OS PRESOS QUEREM OUVIR ALGO E QUEREM SER OUVIDOS TAMBEM POIS QUANDO FUI EM OUTRA OCASIÃO EM OUTRO SISTEMA PRISIONAL FAZER UM EVANGELISMO PESSOAL DE SELA EM SELA, CONTEMPLEI O QUANTO ELES QUEREM FALAR DELES MESMOS DA SUAS FAMILIAS FILHOS E ASSIM POR DIANTE.VEMOS DENTRO DE CADA OLHAR UMA NECESSIDADE AFETIVA E DE COMO MUITOS DELES ESTÃO TOTALMENTE DOMINADOS POR DEMÔNIOS. UMA VEZ QUE PROPOMOS VISITAR CADEIAS, PRESÍDIOS, CASA DE RECUPERAÇÃO ETC, DE FATO PRECISAMOS NOS PREPARAR E PEDIR A COBERTURA DO SENHOR SOBRE AS NOSSAS VIDAS, POIS O TRABALHO NÃO É FÁCIL, MAS TAMBEM NÃO É IMPOSSIVÉL, VEMOS MUITOS TESTEMUNHOS DE PESSOAS QUE OUTRORA ESTAVAM DENTRO DE UMA PRISÃO E ALGUEM FOI LÁ E PREGOU A PALAVRA PARA ELE E ESTE SE CONVERTEU AO SENHOR JESUS CRISTO E HOJE É NOVA CRIATURA E SAI DE IGREJA EM IGREJA DANDO O SEU TESTEMUNHO DE VIDA E EDIFICANDO A MUITOS FAZENDO COM QUE SE DESPERTEM PARA PREPARAR-SE E EVANGELIZAR NOS PRESÍDIOS, MOSTRANDO TAMBEM COM A SUA PRÓPRIA VIDA PARA AQUELES QUE VIVEM EM SITUAÇÕES SEMELHANTES AO QUE ELE VIVIA QUE HÁ UMA SAÍDA, UMA NOVA PERSPECTIVA DE VIDA PARA QUEM ACEITAR A CRISTO COMO SALVADOR.
   AQUELE QUE SE PROPÕE A OBEDECER AO IDE DE JESUS E IR PREGAR A SUA PALAVRA ESTÁ DISPOSTO A ENTRAR EM QUALQUER LUGAR COMO UM PRESÍDIO E ALI RESGATAR ALMAS PARA CRISTO, É COMO DESCER AO VALE DE REFAIM PARA COLHER OS FRUTOS. AO DESCERMOS AO VALE DE REFAIM NÓS VAMOS NOS DEPARAR COM VÁRIAS SUTUAÇÕES QUE PODEM SER DESFAVORÁVEIS, POIS NO VALE DE REFAIM HÁ AMEAÇA DE MORTE, PRSEGUIÇÕES, AFRONTAS, GIGANTES, SITUAÇOES PARA NOS METER MEDO ETC. MAS UMA VEZ QUE OBEDECEMOS AOS IDE DE JESUS PRECISAMOS IR E O SENHOR NOS DARÁ A VITÓRIA, ELE PROMETEU QUE NÓS NÃO ESTARÍAMOS SÓS, E QUE ELE ESTARIA CONOSCO ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS, LOGO TEMOS A GARANTIA DE QUE O SENHOR NOS MANDA DESCER AO VALE DE REFAIM, MAS NÃO DESCEREMOS SOZINHOS, A SUA DESTRA NOS SUSTERÁ.
   A PRIMEIRA VEZ QUE FUI A UM SISTEMA PRISÍONAL CONFESSO QUE FIQUEI UM TANTO TEMEROSO, MAS SABIA QUE ERA UM DEVER MEU COMO MINISTRO E PREGADOR DO EVANGELHO DE CRISTO NÃO TEMER, ANTES ENTRAR EM QUALQUER LUGAR QUE O ESPIRITO SANTO ME CONDUZISSE PARA LEVAR A MENSAGEM DE SALVAÇÃO, ORAR POR CADA UM PEDINDO A SUA LIBERTAÇÃO. E NAQUELE DIA FOI UMA BENÇÃO AQUELE PERIODO DE EVANGELISMO NAQUELE LOCAL,NÃO É UM AMBIENTE AGRADÁVEL MAS LA HÁ ALMAS SEDENTAS DE DEUS E ALGUEM PRECISA SE DISPOR A LEVAR DEUS A POPULAÇÃO CARCERÁRIA.
   VOLTANDO AO PRESÍDIO DE TOMEAÇÚ-PA. ENQUANTO O LOUVOR ESTAVA SENDO MINISTRADO EU ESTAVA NAQUELA ESPECTATIVA DE MINISTRAR A PALAVRA, POIS EM CADA PRESÍDIO QUE SE ENTRA AS ESPERIENCIAS SÃO TOTALMENTE DIFERENTES, POR ISSO QUE EU ESTAVA DENTRO DE UMA ESPECTATIVA, E UMA BOA ESPECTATIVA UMA VEZ QUE JÁ SENTIA O ESPIRITO SANTO TRABALHANDO NOS CORAÇÕES DOS DETENTOS NO PERILDO EM QUE O LOUVOR ERA MINISTRADO. TERMINADO O LUVOR FOI FEITO UMA ORAÇÃO E PALAVRA FOI DADA AO DIRETOR DO PRESÍDIO E ESTE ME APRESENTOU A POPULAÇÃO CARCERÁRIA DAQUELE LOCAL E ME PASSOU A PALAVRA.
   PEGUEI A PALAVRA SAUDEI A TODOS CORDIALMENTE E APROVEITANDO AQUELE MOMENTO EM QUE TODOS ESTAVAM SE DELEITANDO NAS MUSICAS QUE FORAM CANTADAS CANTEI COM O GRUPO DE LOUVOR MAIS UMA CANÇÃO, CANÇAO ESTA QUE O ESPIRITO SANTO ME CONDUZIU A CANTAR, POIS A LETRA DA MUSICA MEXEU MUITO COM A SITUAÇÃO PRESENTE DAQUELES HOMENS DETIDOS NAQUELE LOCAL, PUDE VER LAGRIMAS, CHORO INCONTIDO, APREENSÃO, E DESEJO DE LIBERDADE.
                                                            A MENSAGEM
   A MENSAGEM QUE PREGUEI NAQUELA FEITA FOI UMA MENSAGEM MUITO SIMPLES MAIS OBJETIVA E EU SABIA QUE MUITOS SERIAM TOCADOS POR DEUS, ELE O SENHOR HAVIA FALADO AO MEU CORAÇÃO EXATAMENTE O QUE EU IRIA PREGAR, ERA UM EVANGELISMO COLETIVO, O TEMA DA MENSAGEM ERA: SEGUNDA CHANCE. LEMBRO-ME QUE ANTES MESMO DE LER O TEXTO CHAVE EU JÁ ENTREI NARRANDO UMA BELA ILUSTRAÇÃO SOBRE SEGUNDA CHANCE, NO TÉRMINO DA ILUSTRAÇÃO CITEI DE COR O TEXTO BÍBLICO MESMO ESTANDO COM A BÍBLIA NA MÃO DAÍ ENTÃO COMECEI A APLICAR O TEXTO E FAZER UMA JUNÇÃO DO TEXTO, DA ILUSTRAÇÃO E A MENSAGEM EM SI QUE DUROU APROXIMADAMENTE DE VINTE A VINTE E CINCO MINUTOS E EU DIRIA QUE SE DURACE MAIS OS PRESOS OUVIRIAM POIS O ESPIRITO DE DEUS OS ENVOLVEU DE TAL MANEIRA QUE ATÉ ME SURPREENDEU.POR ISSO QUE FALEI ANTERIORMENTE QUE CADA EXPERIENCIA É IMPAR. AS EXPRESSÔES NO ROSTO DE CADA UM DAQUELES QUE O MEU OLHAR PODIA CONTEMPLAR, EU JAMAIS VOU ESQUECER, FICOU GRAVADO NAS TÁBUAS DO CORAÇÃO, FIQUEI PENSANDO O QUE O PODER DO EVANGELHO DE CRISTO PODE FAZER A UMA PESSOA POR MAIOR QUE SEJA O SEU DELITO, MUITO MAIOR É O AMOR DE DEUS  PARA COM ELA, E ENTEMDEMOS TABEM QUANDO JESUS FALOU QUE: A QUEM MUITO PERDOOU FOI O QUE MAIS AMOU. SE A HUMANIDADE PODESSE COMPREENDER O GRANDE AMOR DE DEUS CREIO QUE AS COISA SERIAM TOTALMENTE DIFERENTES, O AMOR DE DEUS ALCANÇA TANTO AQUELE QUE NÃO VIVE NA PRÁTICA DO PECADO QUANTO AQUELE QUE COMETE ATROCIDADES TODOS OS DIAS S DA SUA VIDA. ESTÁ ESCRITO QUE ONDE ABUNDOU O PECADO SUPERABUNDOU A GRAÇA.

   QUANDO MUITAS VEZES NA RUA UMA PESSOA NÃO TEM TEMPO PARA TE OUVIR DEVIDO AO CORRE CORRE DA VIDA, DENTRO DOS PRESÍDIS OS DETENTOS TEM TODO O TEMPO DO MUNDO. ENQUANTO EU MINISTRAVA A PALAVRA DE DEUS SENTIA O ESPIRITO SANTO ME IMPULCIONAR MAIS AINDA PARA PREGAR DE MODO QUE SABIA QUE A PALAVRA ESTAVA FAZENDO EFEITO NA VIDA DE TODOS QUE ESTAVAM DANDO LUGAR AO TRABALHAR DO SENHOR. PUDE OBSERVAR UNS ASSENTADOS NO CHÃO DA SELA, OUTROS NA CAMA, OUTROS EM PÉ ETC, MAS TODOS ESTAVAM PRESTANDO ATENÇÃO NA PREGAÇÃO E AS ATITUDES ERAM DIVERSAS.
    EU ESTAVA MUITO LIGADO NO QUE O SENHOR ESTAVA ME TRANSMITINDO DE MODO QUE JAMAIS PODERIA VER TODAS AS REAÇÕES “MAS” DEPOIS ME CONTARAM. EU TINHA TANTA CONVICÇÃO DE QUE O ESPIRITO DE DEUS ESTAVA TRABALHANDO QUE NÃO VIA A HORA DE LANÇAR AS REDES, A AÇAO DE DEUS FOI TAMANHA QUE ATÉ ALGUNS DO GRUPO DE LOUVOR AO VER AS REAÇÔES DOS PRESOS SE EMOCIONARAM E COMEÇARA A CHORAR, NO QUE PENSEI, ESTOU PREGANDO PARA PRESOS OU LIVRES, PARA SALVOS OU NÃO SALVOS, MAIS FOI UM MOMENTO QUE MARCOU A MINHA VIDA MINISTÉRIAL NAQUELE PRESÍDIO DE TOMEAÇÚ.
                                                            AS CONVERSÔES
   AO TERMINAR A MENSAGEM LOGO EM SEGUIDA LANCEI AS REDES, FIS O APELO E PUDE COMPROVAR A AÇÃO DE DEUS QUANDO MUITAS ALMAS SE RENDERAM A CRISTO EM LÁGRIMAS, CHOROS, ARREPENDIMENTO, EM SEGUIDA FIZ COM ELES A ORAÇÃO DE CONFISSÃO DE PECADOS E QUE APARTIR DAQUELE MOMENTO ERAM UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO JESUS.
   DEPOIS ME DISSERÃO QUE ENQUANTO EU PREGAVA A MAIORIA DOS DETENTOS SE DESMANCHAVAM EM LÁGRIMAS, OUTROS SE CONTORCIAM, DE MODO QUE ENTENDO QUE TODOS QUE OUVIRAM A MENSAGEM, DE ALGUMA MANEIRA FORAM TOCADOS MESMO OS QUE NÃO TOMARAM UMA DECISÃO. AINDA QUE PREGAMOS E VEMOS MUITOS NÃO SE CONVERTEREM SABEMOS DE UMA COISA, A SEMENTE ESTÁ SENDO PLANTADA NOS CORAÇÕES E UM DIA ELA VAI GERMINAR. O SENHOR MANDA AGENTE PREGAR, MAS QUEM FAZ A OBRA É ELE. DEUS É O DONO DA SEARA ELE VAI ADIANTE DE NÓS PREPARANDO O CAMINHO PARA PODERMOS SEMEAR A BOA SEMENTE QUE É A MENSAGEM DO EVANGELHO E PODEMOS TER A CERTEZA DE QUE É ELE QUEM NOS FARÁ PROSPERAR NO TRABALHO MISSIONÁRIO DE LEVAR AOS QUE ESTÃO EM CADEIAS, A SUA PALAVRA. EM (HEB. 13.3), NOS DIS: LEMBRAI-VOS DOS PRESOS COMO SE ESTIVÉSSEM PRESOS COM ELES. NO NOSSO TRABALHO DE EVANGELISMO PRECISAMOS  NOS LEMBRAR QUE HÁ OS QUE ESTÃO ENCARCERADOS E PRECISAM DA SALVAÇÃO DE DEUS TANTO QUANTO OS QUE ESTÃO EM LIBERDADE, E ATRAVESARMOS OS PORTÔES DOS PRESÍDIOS E ANUNCIAR AOS PRESOS QUE DEUS OS AMA TANTO QUE DEU O SEU ÚNICO FILHO JESUS CRISTO PARA MORRER EM SEU E EM MEU LUGAR E QUE A SALVAÇÃO ESTÁ AO ALCANÇE DE TODOS OS QUE QUEREM RECEBE-LO PELA FÉ.
   SAINDO DAQUELE PRESÍDIO CHEIO DE ALEGRIA, SATISFAÇÃO E AGRADESCIMENTOS A DEUS POR TUDO QUE ELE TINHA FEITO NOS CORAÇÔES DOS HOMENS QUE OUVIRAM A SUA PALAVRA E DE COMO FUI INSTRUMENTO DO SENHOR PARA TRANSMITIR E LEVAR A PRESENÇA DE DEUS NAQUELE LUGAR.
   TENHO CERTEZA QUE EM TODAS AS CIDADES DO BRASIL QUE TEM UM PRESIDIO, TEM TAMBEM IGREJAS DE MODO QUE, SE, TODAS AS IGREJAS VOLTASSEM O SEU OLHAR PARA OS PRESÍDIOS NO INTUITO DE FAZER UM EVANGELISMO NO MÍNIMO SEMANAL CERTAMENTE AS COISAS SERIAM TOTALMENTE DIFERENTES, E NÃO HAVERIA TANTA REINCIDENCIA NO MUNDO DO CRIME. AS CADEIAS, OS PRESÍDIOS ESTÃO SUPERLOTADOS DE HOMENS E MULHERES QUE SAEM E VOLTAM PARA A PRISÃO, E É SOMENTE PELA MENSAGEM DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO QUE AS PESSOAS SERÃO LIBERTAS E, A MENSAGEM SÓ PODE SER TRANSMITIDA PELA IGREJA, NÃO EXISTE OUTRO MEIO DO HOMEM OUVIR E CRÊR A NAÕ SER POR NÓS O POVO DE DEUS. ESTÁ ESCRITO: COMO OUVIRÂO SE NÃO HÁ QUEM PREGUE E COMO CRERÃO NAQUELE DE QUEM NUNCA OUVÍRAM? DIAS ANTES DE IR EXECUTAR O EVANGELISMO DENTRO DO REFERIDO PRESÍDIO EU FUI PARA O CAMPO DA INTERCESSÃO CLAMAR, ROGAR E PEDIR AO SENHOR QUE EU FOSSE UM CANAL DELE NAQUELE LUGAR E QUE TODAS AS PALAVRAS QUE SAISSEM DA MINHA BOCA FOSSEM COLOCADAS PELO ESPIRITO SANTO QUE É O GERENCIADOR DA OBRA MISSIONÁRIA E PUDE COMPROVAR DE UMA FORMA VISÍVEL, LATENTE, PATENTE E PALAPAVEL A AÇÃO DE DEUS. O SENHOR QUANDO NOS ENVIA ELE GARANTE PORQUE A OBRA É DELE E NÃO NOSSA, NÓS SÓ SOMOS INSTRUMENTOS NAS MÃOS DE DEUS UMA VEZ QUE NOS DISPOMOS A OBEDECER A SUA ORDEM. AS EXPERIENCIAS DE GANHAR ALMAS EM DIVERSOS LUGARES MARCAM AS NOSSAS VIDAS COMO ESSA ME MARCOU DE MODO QUE QUANTO MAIS TRABALHAMOS TEMOS O DESEJO DE TRABALHAR MAIS, QUANTO MAIS GANHO ALMAS PARA O REINO SEI QUE AINDA HÁ MUITAS OUTRAS PARA SEREM GANHAS, A SEARA É GRANDE MAS POUCOS OS SEIFEIROS ALEM DE SAIR PARA LANÇAR AS REDES E PESCAR MUITOS PEIXES TENHO QUE TAMBEM ROGAR AO SENHOR DA SEARA PARA QUE ELE LEVANTE MAIS PESCADORES PARA A SUA OBRA. DE VOLTA A MINHA CIDADE E IGREJA ONDE PASTOREAVA COMPARTILHEI COM A MINHA FAMILIA E A IGREJA, E TODOS SE ALEGRARAM EM SABER DO QUE DEUS HAVIA FEITO NAQUELE PRESÍDO, E DAS ALMAS QUE FORAM SALVAS DE MODO QUE EDIFICOU MUITAS VIDAS E ALGUNS DA IGREJA MANIFESTARAM O DESEJO DE FAZER VISITAS PERIÓDICAS NO SISTEMA PRISIONAL DA CIDADE NO INTUITO DE LEVAR A PALAVRA DO SENHOR JESUS CRISTO.


   APESAR DE JÁ TER VISITADO OUTROS LUGARES COMO CADEIA, CENTRO DE RECUPERAÇÃO ETC, ESTOU A CABANDO DE RELATAR A EXPERIENCIA MARCANTE QUE TIVE NO PRESÍDIO DE TOMEAÇÚ-PA. A NOSSA VISÃO, SENTIMENTOS E VIDA ESPIRITUAL MUDA COMPLETAMENTE QUANDO OUVIMOS E OBEDECEMOS A VOZ DE CRISTO. SOU GRATO A DEUS POR ELE TER ME ESCOLHIDO PARA FAZER PARTE DESTA CRANDE COMISSÃO QUE SAEM DO SEU CONFORTO PARA IR A QUALQUER LUGAR POR AMOR E OBEDIENCIA AO IDE DE JESUS.
   QUANDO JESUS PÓS RESSUSCITATO DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS: “IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA”, ESTA PALAVRA CONTINUA A RESSOAR EM NOSSOS DIAS E EM MEU CORAÇÃO, O MEU SER PULSA, E DESFALECE PELO IDE DE JESUS, MAIS DO QUE NUNCA ESTAMOS NO TEMPO DO FIM E EU PRECISO FAZER MISSÔES ONDE O ESPIRITO ME LEVAR, HÁ MUITOS ANOS ATRÁS O SENHOR ME DISSE: SAIA DAS QUATRO PAREDES. E ENTENDO QUE QUATRO PAREDES É O TEMPLO, NÃO POSSO LIMITAR A PREGAR A PALAVRA DO SENHOR SOMENTE NA IGREJA, PRECISO ROMPER BARREIRA E FRONTEIRAS E ANUCIAR QUE JESUS ESTÁ VIVO E ESTÁ SALVANDO PECADORES DO FOGO DO INFERNO. PREGAR EM UM PRESÍDIO COMO FUI NÃO É CONFORTÁVEL NEM DÁ IBOPE, MAS QUEM DISSE QUE JESUS NOS CHAMOU PARA CONFORTO E PARA SERMOS VISTOS PELOS HOMENS? É LÁ NESSE DESCONFORTO MESMO E ONDE NINGUEM ME VÊ É QUE JESUS QUER ME USAR PARA TRANSPORTAR VIDAS DO REINO DASTREVAS PARA O REINO DA SUA LUZ ATRAVÉS DA MENSAGEM DO EVANGELHO.
    “O ARTIGO 5º, VIII, “DA NOSSA CARTA MAGNA, DIZ” É ASSEGURADA, NOS TERMOS DA LEI, A PRESTAÇÃO RELIGIOSA NAS ENTIDADES CIVIS E MILITARES DE INTERNAÇÃO COLETIVA” E AS UNSTITUIÇÔES ESTAUAIS COPIARAMESSES ARTIGOS.
   O BRASIL RECONHECE O GRANDE VALOR QUE TEM AS IGREJAS, CONCLAMA,PEDE E CONTA COM O APOIO DAS IGREJAS, NAS CADEIAS E PRINCIPALMENTE, POIS É SABIDO QUE O CRIME É PRATICADO POR UMA PESSOA QUE NÃO TEM DEUS E A RELIGIÃO APROXIMA E RECONCILIA O SER HUMANO COM DEUS E, POR ISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO UM TRABALHO RELIGIOSO PARA AJUDAR  NA RECUPERAÇÃO DESSES PRESIDIÁRIOS.
   O TRABALHO EVANGELÍSTICO DENTRO DAS CADEIAS É MUITO PROVEITOSO NA RECUPERAÇÃO MORAL, DOS BONS COSTUMES E DA FÉ CRISTÃ, HÁ INÚMEROS OBREIROS, QUE SE CONVERTERAM DENTRO DAS GRADES, E HOJE SÃO PESSOAS EXEMPLARES EM NOSSA SOCIEDADE; E A ATÉ OUTROS QUE AINDA CONTINUAM PRESOS, MAS QUE DÃO EXEMPLAR TESTEMUNHO PARA OS COLEGAS DE CELA, PARA A CARCERAGEM, GUARDA, E DIREÇÃO DO PRESÍDIO.
   INDIRETAMENTE, A CONSTITUIÇÃO ESTÁ RECONHECENDO QUE O HOMEM SEM DEUS É REALMENTE UM INSTRUMENTO DA CARNE, VÍCIOS, CRIMES, FRAQUEZAS E PECADOS MIL, USADO NA MÃO DO DIABO E QUE, POR OUTRO LADO, O SER HUMANO COM DEUS TORNA-SE UM TEMPLO HABITÁVEL DO ESPIRITO SANTO, RESTARADO E REVESTIDO DA MORAL, SANTIDADE E BONS COSTUMES, EXEMPLO QUE A NOSSA SOCIEDADE CARECE.
   ENTÃO SE CONCLUI QUE A LEI, POR SI, NÃO CONSEGUE RESTAURAR E RECUPERAR O MARGINAL, E OS PRÓPRIOS DOUTRINDORES E LEGISLADORES CHEGARAM A CONCLUSÃO DE QUE APENAS O CORROMPE MAIS, POIS CONSIDERAM QUE A CADEIA E CUMPRIMENTO DE PENA, DA FORMA COM ESTÁ, É UMA VERDADEIRA ESCOLA E FACULDADE DE CRIMINALIDADE E MARGINALIZAÇÃO, VEZ QUE FICA DETIDA UMA PESSOA QUE SEJA RÉ PRIMÁRIA, QUE, POR EXEMPLO, PELA PRIMEIRA VEZ FURTOU UM BOTIJÃO DE GÁS E O COLOCAM JUNTO A VETERANOS DO TRÁFICO, DO LATROCÍNIO, DE SEQUESTRADORES E OUTRAS PESOAS DE ALTA PERICULOSIDADE E, ENTÃO, ESSE INICIANTE VAI TER 24 HORAS/ DIA DE AULAS PRÁTICAS JUNTO COM O BANDIDO, E ENTÃO VAI SAIR MIL VEZES PIOR DO QUE ENTROU.
   O BRASIL DIANTE DAS DIFICULDADES, DIANTE DO SISTEMA CARCERÁRIO E PENITENCIÁRIO FALIDO, APELA PARA AS RELIGIOES E A LEI DAS EXECUÇÔES PENAIS TRAZ ARTIGOS ESPECÍFICOS NORMATIZANDO, REGULANDO, APOIANDO E ATÉ EXIGINDO ESSE APOIO RELIGIOSO E MUITOS SÃO OS GRUPOS EVANGÉLICOS QUE HOJE TEMOS EM TODOS OS PRESÍDIOS, AGORA REGULADOS PELAS LEIS DE CAPELARIA OU CAPELANIAS COMO MAIS CONHECIDO.
   CONCLÙO AQUI O MEU DIÁRIO DO CAPELÃO NUM PRESÍDIO DIZENDO QUE; APESAR DE TERMOS A CHAMADA DE CRISTO PARA AS MISSÔES E QUE PRECISAMOS ENTRAR EM QUALQUER LUGAR COMO UM AMBIENTE TÃO SOMBRIO E PESADO COMO É UM PRESÍDIO HÁ TAMBEM A LEI DO NOSSO PAÍS QUE ESTAR A NOSSO FAVOR E ATÉ MESMO SUPLICANDO A AJUDA DA IGREJA, ENTÃO VOU CONTINUAR INDO AOS PRESÍDIOS LEVAR A SEMENTE DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO. 








                                NUM HOSPITAL
   LEI 3.661, de 8.10.03 RJ. PROMOVEU CURSO SOBRE CAPELANIA EM HOSPITAIS. PARA ESTABELECER REGRAS, HORÁRIOS, PERMISSÃO, UNIFORME, TRABALHO DO LEIGO, EXIGENCIA DO CERTIFICADO DA IGREJA, ENTREVISTA DA RAZÃO PORQUE ESTÁ QUERENDO TRABALHAR, EXIGENCIA PARA FREQUENTAR O CURSI BÁSICO DO HOSPITAL, VISTORIA DOS FOLHETOS OU MATERIAL, OBEDECER A FAMÍLIA E AOS MÉDICOS, USAR CRACHÁ, A FÉ PROPORCIONA A RECUPERAÇÃO, E NÃO SE ENVOLVER COM O PROSELITISMO DA DOUTRÍNA RELIGIOSA, PARA NÃO TER O INTUITO DE CONVERSÃO, E SIM, APENAS DE CONSOLAÇÃO, NEM PODE SER COM O PROPÓSITO DE CRUZADA DE EVANGELIZAÇÃO. É APENAS AMPARO FRATERNO, COM CONVERSAÇÃO POSITIVA.
   O EVANGELISMO EM HOSPITAL É SILENCIOSO, LEITURA E ORAÇÔES BEM BAIXINHAS, CONSOLAÇÃO E LIDERADA POR UM CAPELÃO; UNÇÃO COM PERMISSÃO, GERALMENTE TODO DOENTE NO LEITO RECEBE DE BOM GRADO E CHORA DE ALEGRIA, BEM COMO A FAMILIA QUE ESTIVER JUNTA, E SEGUNDO ALVO DA VISITA EM HOSPITALE, SEM DÙVIDA, A POSTERIOR VISITA DO EX-DOENTE NOS CULTOS.
   A VISITA HOSPITALAR E O CUIDADO ESPIRITUAL OFERECEM BENEFÍCIOS DISTINTOS PARA OS PACIENTES E SEUS FAMILIARES, O PESSOAL DE CUIDADO MÉDICO PROFISSIONAL, O PRÓPRIO HOSPITAL, E A COMUNIDADE DENTRO OS QUAIS RESIDE. ESTES BENEFÍCIOS CRESCENTEMENTE SÃO DEMOSTRADOS ATRAVÉS DE ESTUDOS E PESQUISAS.
                        OS BENEFÍCOS PARA AO PASCIENTES E SUA FAMILIA
   APOIO ESPIRITUALE E SUA PRÁTICA. UM CORPO CRESCENTE DE PESQUISA DEMONSTRA OS BENEFÍCIOS DA SAÚDE RELACIONADA À RELIGIÃO, FÉ E PRÁTICA.
   UM ESTUDO FOI PUBLICADO COM: DE 42 MORTALIDADES ENVOLVENDO APROXIMADAMENTE 126.000 PARTICIPANTES, DEMOSTROU QUE AS PESSOAS AJUDADAS COM ENVOLVIMENTO RELIGIOSO FREQUENTEMENTE, FORAM SIGNIFICAMENTE PROVADO VIVER MAIS TEMPO COMPARADO A PESSOAS QUE ERAM NÃO FREQUENTEMENTE ENVOLVIDAS (1).
   EM UM ESTUDO DE QUASE 600 PACIENTES IDOSOS, SEVERAMENTE DOENTES, HOSPITALIZADOS, ESSES BUSCARÃO UM ENVOLVIMENTO COM O AMOR DE DEUS, COMO TAMBEM APOIO DE PASTORES E VOLUNTÁRIOS, VISITANTES MEMBROS DE IGREJA, ESTAVAM MENOS DEPRIMIDOS E COM QUALIDADE DE VIDA MELHOR, ATÉ MESMO DEPOIS DE SABER DA SEVERIDADE DA DOENÇA DELES (2).
   NO ESTUDO DE 1.600 PACIENTES DE CÂCER, A CONTRIBUIÇÃO ESPIRITUAL AO PACIENTE QUE TINHA BOA QUALIDADE DE VIDA ERA SEMELHANTE AO SEU BEM ESTAR FÍSICO. ENTRE PACIENTE COM SINTOMAS SIGNIFICANTE COMO FADIGA E DOR, ESSES COM VIDA ESPIRITUAL ATUANTE É TIDO COM UMA QUALIDADE SIGNIFICATIVAMENTE MAIS ALTA DE VIDA.
   ISSO IMPLICA EM DIZER QUE OS ESTUDOS INDICAM QUE A FÉ TRAZ UM IMPACTO DE BEM ESTAR PRÁTICO, EMOCIONAL E FÍSICO. CAPELÃES, PASTORES E VOLUNTÁRIOS FAZEM UM PAPEL INTEGRANTE DE APOIO E FORTALECIMENTE DESTES RECURSOS RELIGIÓSOS E ESPIRITUAIS.
     A IMPORTANCIA DE O CUIDADO ESPIRITUAL PARA ENFRENTAR A DOENÇA.
   UM ESTUDO DE ADULTOS MAIS VELHOS ACHOU QUE MAIS DA METADE INFORMOU QUE A RELIGIÃO DELES ERA O RECURSO MAIS IMPORTANTE QUE OS AJUDOU NA LUTA CONTRA A DOENÇA.
   EM OUTRO ESTUDO, 44% DOS PACIENTES INFORMARAM QUE A RELIGIÃO ERA O FATOR MAIS IMPORTANTE QUE OS AJUDOU NA LUTA COM A DOENÇA DELES OU HOSPITALIZAÇÃO.
   EM UM ESTUDO COM MULHERES COM CÂCER DE MAMA, 88% INFORMARAM QUE A RELIGIÃO ERA IMPORTANTE PARA ELAS E 85% INDICARAM QUE A RELIGIÃO AS AJUDOU A ENFRENTAR.
   SEMELHANTEMENTE, 93% DAS MULHERES EM UM ESTUDO DE PACIENTES DE CÂNCER GINECOLÓGICOS INFORMARAM QUE A RELIGIÃO ALMENTOU A SUA ESPERANÇA.
   UM ESTUDO COM PACIENTES DE CÂNCER DE MAMA INFORMOU QUE 76% TINHA ORADO SOBRE A SITUAÇÃO DELES COMO UM MODO DE ENFRENTAR O DIAGNÓSTICO.
   ESTUDOS DEMOSTRAM QUE ESTAR BEM ESPIRITUALMENTE AJUDA AS PESSOAS A MODERAR OS SENTIMENTOS DOLOROSOS QUE ACOMPANHAM A DOENÇA: ANSIEDADE, DESESPERANÇA E ISOLAMENTO.
   MUITOS PACIENTES ESPERAM QUE OS CAPELÃES E VOLUNTÁRIOS OS AJUDEM COM TAIS SENTIMENTOS INFELIZES.
   AS PESSOAS PROCURAM CUIDADOS ESPIRITUAIS DURANTE A DOENÇA E EM OUTRAS EXPERIÊNCIAS DOLOROSAS. CAPELÃES E VOLUNTÁRIOS DEVEM ESTAR PRONTOS PARA DAR AJUDA ESPIRITUAL NA LUTA CONTRA AS ENFERMIDADES.
   CAPELÃES E VISITANTES TEM UM PAPEL ESPECIALMENTE IMPORTANTE INDENTIFICANDO OS PACIENTES EM ANGUSTIA ESPIRITUAL E OS AJUDANDO A SOLUCIONAR OS PROBLEMAS RELIGIÓSOS OU ESPIRITUAIS DELES, ENQUANTO MELHORANDO A SAÚDE DELES E AJUSTADO ASSIM.


   PREGAR NUM HOSPITAL É TOTALMENTE DIFERENTE DE PREGAR EM UM PRESÍDIO, POIS EM AMBOS OS CASOS O ALVO DO EVANGELISMO SÃO PESSOAS, MAS PESSOAS QUE ESTÃO EM SITUAÇÕES TOTALMENTE DIFERENTES, SE BEM QUE TODOS PRECISAM DO CONSOLO DA PALAVRA DE DEUS E DA AÇÃO DO ESPIRITO SANTO EM SUAS VIDAS.
   RELATAREI EXPERIENCIAS QUE TIVE NO EVAGELISMO HOSPITALAR, FORAM DIVERSAS, “MAS” RELATAREI APENAS ALGUMAS.
   PARA COMEÇAR QUERO COMENTAR QUE EXISTEM MUITAS PESSOAS DESPREPARADAS NAS RECPÇÕES DOS HOSPITAIS, POIS MUITAS VEZES O PASTOR, VOLUNTÁRIO OU ATÉ MESMO CAPELÃO COM A SUA CREDENCIAL E É IMPEDIDO DE ENTRAR NAQUELA UNIDADE. JÁ ENFRENTEI ISTO COMO PASTOR MESMO COM A CREDENCIAL EM MÃOS E FICA AQUI A MINHA INDIGNAÇÃO.
   A EVANGELIZAÇÃO NO HOSPITAL TRAZ MUITAS EXPERIÊNCIAS, BOAS E RUINS PORQUE VAMOS ALI PARA CONSOLAR PESSOAS CONVALECENTES COM A PALAVRA DE DEUS E QUE JÁ FOI PROVADO QUE A AJUDA ESPIRITUAL FAZ COM QUE O DOENTE TENHA MAIS POSSIBILIDADE DE ENFRENTAR A SUA DOENÇA COM A FORÇA ESPIRITUAL QUE VEM DE DEUS. AS EXPERIENCIAS SÃO DIVERSAS, POIS ENCONTRAMOS PESSOAS ABANDONADAS PELOS SEUS FAMILIARES, PESSOAS COM DOENÇAS GRAVÍSSIMAS INCURÁVEIS PELA MEDICINA, COMO TAMBEM PESSOAS EM ESTADO TERMINAL DE MODO QUE O CAPELÃO SERVO DE DEUS PRECISA LEVAR O CONFORTO QUE HÁ EM CRISTO E TAMBEM OFERECER A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS, POIS AINDA QUE NÃO ESTEJAMOS ALI PARA FAZER PRÓSELITISMO TEMOS O DEVER COMO CONHECEDORES DA PALAVRA E SABENDO  TAMBEM DO QUE ACONTECERÁ COM AQUELES QUE PARTEM PARA A ETERNIDADE SEM CRISTO O SEU SOFRIMENTO AQUI NÃO SE COMPARA COM O SOFRIMENTO NO INFERNO. LOGO EM MUITOS CASOS LEVAMOS O CONFORTO E O CONSOLO DA PALAVRA E LHE APRESENTAMOS O PLANO DE SALVAÇÃO.
   SEMPRE FIZ EVANGELISMO NOS HOSPITAIS SEMANALMENTE, ÀS VEZES SOZINHO, MAS NA MAIORIA DAS VEZES COM OUTROS COMPANHEIROS E ISTO FEZ COM EU ME FAMILIARIZASSE COM OS DOENTES DAQUELE LOCAL, COM A INSTITUIÇÃO.  AGENTE ACABA CONHECENDO O DIA DIA, DO HOSPITAL SEUS REPARTIMENTOS E ATÉ O NECROTÉRIO ONDE SE ENTRA E ACABA VENDO PESSOAS DAS QUAIS FORAM VISITADAS NO SEU LEITO, RECEBEU ORAÇÃO, UM FOLHETO, UM EXEMPLAR DO NOVO TESTAMENTO, RECEBEU A OPORTUNIDADE DE ACEITAR A CRISTO, OU RECONCILIAÇÃO, MAS REGEITOU, ISSO NOS ENTRISTECE PROFUNDAMENTE.  ISTO JÁ ME ACONTECEU E ME MARCOU, MAS AO MESMO TEMPO VEM AQUELA ALEGRIA DE QUE O SANGUE DAQUELA PESSOA NÃO VAI SER REQUERIDO DAS MINHAS MÃOS NEM DOS QUE EVANGELIZAVAM COMIGO, POIS  NOSSOS DEVERES CUMPRIMOS COM A GRAÇA DE DEUS.

   EU COMO CAPELÃO TENHO O DEVER DE VISITAR OS HOSPITAIS E LEVAR A PALAVRA DE COSOLO AOS ENFERMOS E AOS SEUS FAMILIARES. DEVO TAMBEM OUVIR A VOZ DO ESPIRITO SANTO, POIS ACONTECE DE EM UM DIA DEPARARMOS COM SITUAÇÕES DAS QUAIS NÃO ESPERAMOS E PRECISAMOS ESTAR ATENTOS PARA ONDE ESTIVERMOS OUVIR A VOZ DE DEUS.
   COMO EM UM HOSPITAL GRANDE HÁ MUITOS LEITOS E PRECISAMOS RESPEITAR AS NORMAS DAQUELE LOCAL E TAMBEM A PRIVACIDADE DO DOENTE COM A SUA FAMILIA, GERALMENTE FICAMOS COM O DOENTE DE 3 A 5 MINUTOS PARA VISITARMOS O MAIOR NÚERO DE LEITO POSSÍVEL NAQUELE DIA.
   HOUVE UM DIA QUE EM MEIO AS TANTAS VISITAS QUE FAZÍAMOS NOS HOSPITAIS CHEGAMOS AO HOSPITAL SÃO VICENTE EM VITORIA DA CONQUISTA-BA ALEXANDRE E EU, NAQUELE DIA NÃO TIVEMOS DIFICULDADE PARA ENTRARMOS E QUERÍAMOS VISITAR O MAIOR NÚMERO DE LEITOS POSSÍVEL POIS É UM HOSPITAL GRANDE. LEMBRO DE VISITAR UM LEITO COM O MEU COMPANHEIRO, MAS DERREPENTE DEIXEI O MEU COMPANHEIRO E FUI LEVADO A UM LEITO ONDE ESTAVA ASSENTADO UM SENHOR DE MAIS DE SETENTA ANOS E COMECEI A CONVERSAR COM ELE E DESCOBRIR QUE AQUELE HOMEM TINHA SÉRIOS PROBLEMAS DE SAÚDE INCLUSIVE DIABETES E QUE POR CAUSA DESTA DOENÇA MALDITA ELE TINHA AMPUTADO UMA DAS PERNAS DEVIDO A UM FERIMENTO QUE NÃO SARAVA E JÁ TINHA TOMADO A SUA PERNA E OS MÉDICO AMPUTARAM ESSE MEMBRO AFIM DE QUE ELE NÃO MORRESSE. FICO PENSANDO DE COMO DEUS SE PREOCUPA COM AS ALMAS AINDA QUE SEJA UMA SÓ PORQUE DEPOIS DESCOBRIR QUE FOMOS ALI PARA GANHARMOS UMA ALMA SÓ, E PASSEI TAMBEM A VALORIZAR O TEMPO DO EVANGELISMO NO HOSPITAL E A IMPORTANCIA QUE HÁ EM LEVARMOS O CONSOLO DA PALAVRA DE DEUS ÁS PESSOAS QUE ESTÃO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE E PRECISANDO DE UMA VISITA, DE UMA PALAVRA DE ANIMO E UM CONSOLO ESPIRITUAL NO AFÃ DE ATRAVESSAR AQUELE MOMENTO TÃO DIFICIL COM MAIS ENTUSIASMO, FÉ E A PERSPECTIVA DE QUE LOGO SAIRÁ DALI. APRENDI TAMBEM A DAR VALOR E AGRADECER AO SENHOR TODOS OS DIAS PELA MINHA SAÚDE E A SAÚDE DA MINHA FAMÍLIA, POIS QUANDO UM MEMBRO DA FAMILIA ADOECE ATINGE A TODOS. DE MODO QUE CAPELÃES, PASTORES E VOLUNTÁRIOS QUE VISITAM OS HOSPITAIS ESTÃO FAZENDO UM GRANDE BEM TANTO AOS DOENTES COMO ÁS SUAS FAMILIAS E TAMBEM AOS TRABALHADORES DAQUELA UNIDADE, E DEUS CERTAMETE NOS RECOMPENSARÁ, POIS ESTÁ ESCRITO QUE: O NOSSO TRABALHO EM DEUS TEM UMA RECOMPENSA.




                                            O VALOR DE UMA ALMA
   O ESPIRITO SANTO COLOCOU NO MEU CORAÇÃO QUE IRIA TRABALHA E SALVAR AQUELA ALMA NAQUELE MOMENTO DE EVANGELISMO. EM MEIO A TANTOS HOSPITAIS QUE JÁ TINHAMOS VISITADO EM VITORIA DA CONQUISTA AQUELE ERA APRIMEIRA VEZ QUE ESTAVAMOS INDO VISITAR OS DOENTES.
   COM MUITA PACIENCIA  COMECEI A LHE FALAR DE JESUS, DO SEU AMOR PELA HUMANIDADE, DE FORMA QUE EXPUS-LHE O PLANO DE SALVAÇÃO.EU PASSEI  NAQUELE MOMENTO DE EVANGELISMO QUASE UMA HORA CONVERSANDO COM AQUELE HOMEM. ELE RELUTAVA, FAZIA PERGUNTAS, DIZIA UMA SÉRIE DE COISAS QUE IMPLICARIA NA SUA NÃO SALVAÇÃO, ELE FALAVA SOBRE A SUA FAMILIA, ESPOSA, FILHOS ETC. O TEMPO FOI PASSANDO E A CONVERSA  GANHANDO PROPORÇÕES DE MODO QUE ENTENDI QUE O ESPIRITO SANTO QUE ESTAVA ME USANDO NAQUELE MOMENTO ESTAVA MINANDO O TERRENO DO CORAÇÃO DAQUELE HOMEM E FECHANDO TODAS AS SAÍDA PARA QUE APENAS UMA ESTIVESSE ABERTA PARA ELE: A PORTA DA SALVAÇÃO. LEMBRO QUE ELE ME PERGUNTOU SOBRE PECADO, SALVAÇÃO MESMO PARA QUEM JÁ TINHA PRATICADO TANTOS MALES COMO ELE E JÁ SENDO AVANÇADO EM IDADE DE MODO QUE A CONCLUSÃO QUE CHEGUEI ATRAVÉS DAS SUAS PALAVRAS É QUE ELE ACHAVA QUE DEUS NÃO O PERDOARIA. OLHAVA EM VOLTA E NÃO VIA O ALEXANDRE MEU COMPANHEIRO DE VISITAS HOSPITALARES E PARECE QUE NEM VIA TAMBEM OUTROS LEITOS OU OUTROS DOENTES A NÃO SER AQUELE LEITO E AQUELE HOMEM ASSENTADO SOBRE O SEU LEITO COM UMA EXPRESSÃO MUITO SÉRIA E MUITO INTERESSADO NAQUELE MOMENTO QUE NO FINAL SERIA MUITO ESPECIAL PARA ELE E TÃO COMPENSATIVO PARA MIM COMO UM MINISTRO DA PALAVRA QUE TEM O DEVER DE LEVAR A MENSAGEM DE SALVAÇÃO ONDE O ESPIRITO DE DEUS ME ENVIAR.
   PRECISAMOS ENTENDER QUE ANTES DA DOENÇA FÍSICA O IDIVÍDUO TEM UMA DOENÇA ESPIRITUAL QUE A MEDICINA TERRESTRE NÃO PODE TRATAR NEM DIAGNOSTICAR, OS MÉDICOS SÓ PODEM TRATAR DO FÍSICO E ASSIM MESMO HÁ VÁRIAS DOENÇAS QUE NÃO TEM CURA. A DOENÇA CHAMADA PECADO ESTÁ IMPREGNADA NA ALMA DO HOMEM E NÃO EXISTE REMEDIO OU QUALQUER OUTRA COISA A NÃO SER JESUS CRISTO. OS MÉDICOS E ENFERMEIROS CUIDAM DA DOENÇA FÍSICA DO HOMEM E OS CAPELÃES, PASTORES E VOLUNTÁRIOS CUIDAM DA DOENÇA ESPIRITUAL COM O REMÉDIO QUE SE CHAMA JESUS.
   É PARA ISSO QUE JESUS DEIXOU AQUI NA TERRA OS SEUS DISCÍPULOS OU SEJA, A SUA IGREJA QUE VAI TRATAR DAS PESSOAS PELO ÂGULO ESPIRITUAL E CUIDAR DAS SUAS FERÍDAS COM O BÁLSAMO DO ESPIRITO SANTO.


   O TEMPO ESTAVA PASSANDO. PALVRA VAI PALAVRA VEM. ESTAVA EU DIALOGANDO COM AQUELE HOMEM E SABENDO QUE A QUALQUER MOMENTO EU TERIA DE LANÇAR A REDE, POIS COMO CAPELÃO PRECISAVA TAMBEM OBEDECER AS NORMAS DO HOSPITAL. MAS FOI LINDO COMO O SENHOR TRABALHOU ALI EM TODOS OS DETALHES “POIS”, DEUS TEM O CONTROLE DE TUDO. DERREPENTE PAREI DE FALAR, O PLANO DE SALVAÇÃO JÁ TINHA SIDO EXPOSTO E AS PERGUNTAS JÁ TINHAM SIDO RESPONDIDAS E O ESPIRITO SANTO ME DISSE É O MOMENTO LANÇA A REDE, CRIOU-SE UMA ESPCTATIVA EM MIM DIANTE DAQUELE QUADRO POIS, SEMPRE FIZ EVANGELISMO PESSOAL MAS AS EXPERIÊNCIAS SÃO TOTALMENTE DIFERENTES.
   FIZ O APELO OU LANÇEI A REDE PARA PESCAR PERGUNTEI PARA ELE. O SENHOR QUER ENTREGAR A SUA VIDA A JESUS NESTE MOMENTO PARA PASSARES A SER UM FILHO DE DEUS E ELE VENHA A PERDOAR TODOS OS SEUS PECADOS E ESCREVER O SEU NOME NO LIVRO DA VIDA? ELE DISSE QUERO, E NA HORA DE FAZER A ORAÇÃO CONFISÓRIA VI AQUELE HOMEM DE QUASE 80 ANOS BANHADO EM LÁGRIMAS CONFESSANDO JESUS COMO SALVADOR E EM PRANTOS DIZER “Ó JESUS PERDOA OS MEUS PECADOS”, TERMINADO AQUELE MOMENTO TÃO MARCANTE NA MINHA VIDA  COMO GANHADOR DE ALMAS OBSERVEI QUE ESTAVA NO HORÁRIO DE DEIXAR AQUELA UNIDADE SAUDEI AQUELE HOMEM PROMETENDO VOLTAR A VISITA-LO NOVAMENTE PARA VER COMO ELE ESTAVA PASSANDO, FOI QUANDO AVISTEI O MEU CAMPANHEIRO ALEXANDRE QUE JÁ VINHA EM MINHA DIREÇÃO PARA IRMOS EM BORA. SEMPRE COMENTAVAMOS NO CAMINHO DE VOLTA COMO FOI O EVANGELISMO, UMA VEZ QUE AJENTE SE SEPARAVA DENTRO DO HOSPITAL NO INTUITO DE ALCANÇARMOS O MAIOR NÚMERO DE LEITOS POSSÍVEIS E ELE ME DISSE QUE NOS LEITOS QUE ELE FORA UNS NÃO QUISERAM RECEBE-LO, OUTROS RECEBERAM OUVIRAM “MAS” COM O CORAÇÃO FECHADO PARA O CONSOLO DA PALAVRA, ENTÃO ENTENDIR DE UMA VEZ POR TODAS QUE O SENHOR NOS LEVOU ALI POR CAUSA DE UMA ALMA APENAS, (UMA ALMA VALE MAIS QUE O MUNDO INTEIRO), ENTÃO LHE FALEI DA EXPERIÊNCIA QUE O SENHOR HAVIA ME DADO ALI NA PRIMEIRA VEZ QUE FOMOS NAQUELE HOSPITAL E DE COMO DEUS TRABALHOU DE UMA FORMA QUE EU NUNCA HAVIA PRESENCIADO EM TODOS OS ANOS DE EVANGELISMO PESSOAL. FALEI A ELE QUE DEUS NOS LEVOU ALI PARA GANHARMOS UMA ALMA QUE ESTAVA SEDENTA DE DEUS E POR ELE ESTA COMIGO E SER O MEU COMPANHEIRO DE VISITAS, ESTA ALMA SERIA CRÉDITADA A ELE TAMBEM.
   VOLTAMOS PARA CASA ALEGRES POR SABER QUE NADA É ENVÃO E QUE O ESPIRITO SANTO QUE NOS IMPULSA A TRABALHAR NÃO FAZ NADA EM VÃO TUDO TEM UM PROPÓSITO E PRECISMOS ESTAR ABERTOS AO AGIR DE DEUS E TRABALHARMOS A TEMPO E A FORA DE TEMPO, A SEARA É GRANDE, MAS, OS CEIFEIROS SÃO POUCOS VAMOS TRABALHAR.

    A NESCESSIDADE DE DEUS EM UM HOSPITAL É MUITO GRANDE AS PESSOAS QUE ALI ESTÃO, OU SEJA, OS DOENTES QUE ALI SE ENCONTRAM NA MAIORIA DAS VEZES JÁ NÃO TEM MAIS ESPERANÇA, JÁ PERDEU O SENTIDO DA VIDA E TAMBEM A PERSPECTIVADE DE UMA MUDANÇA, JÁ VI PESSOAS QUEIMADAS, PARALISADAS DEVIDO ACIDENTES OU DERRAME, CANCEROSOS, LEPROSOS ETC, QUE JÁ NÃO PENSAVAM MAIS EM VIVER POIS A INULTILIDADE DEVIDO A DOENÇA TRAZ, MAU HUMOR, DESEJO DE MORRER, SE MAL DIZEM DE FORMA QUE PERDEM TOTALMENTE A ESPERANÇA DE VIDA E É AI QUE ENTRAMOS NÓS OS FILHOS DE DEUS PARA FALARMOS A ESTAS PESSOAS QUE ESTÃO NESTE ESTADO DE QUE HÁ UMA SAÍDA E UMA ESPERANÇA VIVA: JESUS.
   A MUDANÇA É VISÍVEL NO SEMBLANTE DE UMA PESSOA CONVALECENTE QUANDO RECEBE A PALAVRA DE DEUS E UMA PALAVRA LEVA ANIMO PARA A SUA VIDA E TAMBEM UMA ORAÇÃO DE MODO QUE ISTO SENDO DE UMA FORMA CONTÍNUA O DOENTE LOGO SARA PORQUE DEUS CURA E VOLTA PARA CASA QUE É O MAIOR DESEJO DE QUEM ESTÁ INTERNADO NUM HOSPITAL. SE VOCÊ PERGUNTA AO DOENTE O QUE ELE MAIS DESEJA NAQUELE MOMENTO ELE DIZ SARAR E IR LOGO PARA CASA. E OUTROS AINDA DIZEM QUE QUEREM RECEBER LOGO ALTA PARA TERMINAR O TRATAMENTO EM CASA SOMENTE PARA NÃO PASSAR MAIS TEMPO NO HOSPITAL. É DE DOER O CORAÇÃO QUANDO CHEGAMOS A UM LEITO E NOS DEPARAMOS COM UM DOENTE GRAVE QUE ESTA ALI A MAIS DE UM MÊS SEM RECEBER A VISITA DOS FAMILIÁRES E GERALMENTE SÃO PESSOAS IDOSAS, QUE A FAMÍLIA O ABODANOU NAQUELA UNIDADE DE SAÚDE, E UMA VISITA PARA ELE OU ELA É MUITO BEM VINDA E SE ALEGRAM, CONTAM UM POUCO DA SUA VIDA, CHORAM, DE FORMA QUE ALI TAMBEM É UM CAMPO PARA SER VISITADO E LEVAR O CONSOLO DO ESPIRITO SANTO A TODOS QUANTOS QUISEREM E CERTAMENTE O SENHOR VAI NOS ABENÇOAR E NOS FAZER PROSPERAR NESTE TRABALHO, OS DOENTES, SEUS FAMILIARES E O  HOSPITAL AGRADECE, POIS DE ALGUMA FORMA ESTAMOS CONTRIBUINDO COM O SEU TRABALHO E FAZENDO COM QUE OS INTERNOS COM O CONSOLO DO SENHOR VENHAM TER FORÇAS PARA ATRAVESSAR AQUELE MOMENTO TÃO DIFICIL MAS COM FÉ E ESPERANÇA POIS JÁ VIMOS EM ESTUDOS FEITOS QUE A FÉ E O AUXÍLIO DOS CAPELÃES, PASTORES E VOLUNTÁRIOS TEM AJUDADO E MUITO AOS PACIENTES A VENCEREM O SEU PERIODO DE ENFERMIDADE, E GLÓRIA A DEUS POR ISSO.
   JESUS SEMPRE SE ENCAMINHAVA PARA ONDE AS PESSOA TINHAM MAIS NESSECIDADES, POIS ELE É COMPASIVO E ELE MESMO DISSE QUE: “OS SÃOS NÃO PRECISAM DE MÉDICOS MAS SIM OS DOENTES”, ENTÃO VOU IMITAR A JESUS E IR TAMBEM ONDE ESTÃO OS NESSECITADOS E FAMINTOS DE DEUS E MUITOS ABANDONADOS E DIZER QUE JESUS ESTÁ VIVO E QUER SALVAR A SUA ALMA.


                                                       A VOLTA AO HOSPITAL
   QUANDO SE FAZ VISITAS A HOSPITAIS É COM O INTUITO DE AJUDAR E CONSOLAR OS DOENTES, SUA FAMILIA E ATÉ MESMO AQUELA UNIDADE DE SAÚDE, MAS EXISTEM SITUAÇÔES EM QUE O SENHOR NOS USA DE UMA FORMA DIFERENTE UMA VEZ QUE SOMOS SEUS INSTRUMENTOS E ESTAMOS NAQUELE LOCAL A MERCÊ D’ELE, DE MODO A OBEDECER A SUA VOZ.
   QUANDO PRESENCIAMOS O ESPIRITO SANTO DE DEUS FAZER ALGO TÃO GLORIOSO QUE MARCA A NOSSA VIDA COMO FOI O CASO DAQUELE SENHOR TÃO DEBILITADO PELA ENFERMIDADE QUE CONFESSOU A CRISTO DE FORMA VEEMENTE E IMPETUOSA E EM LÁGRIMAS CONFESSAR JESUS COMO SALVADOR E PEDI-LO PARA QUE ELE PERDOE OS SEUS PECADOS O DESEJO DO MEU CORAÇÃO E CREIO QUE SERIA TAMBEM DO CORAÇÃO DE QUALQUER EVANGELISTA SERIA REVER AQUELA PESSOA NOVAMENTE E FOI O QUE OCORREU COMIGO E COM O MEU COMPANHEIRO DE VISITAS AOS HOSPITAIS ALEXANDRE. NA SEMANA SEGUINTE VOLTAMOS AO MESMO HOSPITAL SÃO VICENTE COM O ÓBJETIVO DE VISITAR OS PACIENTES E TAMBEM REVER AQUELE SENHOR. ENTRAMOS NOVAMENTE NAUQELA UNIDADE DE SAÚDE E COMEÇAMOS A VISITAR OS LEITOS E EU CLARO SAIR A PROCURA DAQUELE HOMEM E AO CHEGAR NO LEITO QUE ELE ANTES ESTAVA ALI NÃO O ENCONTREI, FIQUEI A PENSAR SE DEVERIA OU NÃO PROCURAR SABER DO PARADEIRO DO MESMO, UMA VEZ QUE A SUA SITUAÇÃO NO QUE SE REFERE Á SAÚDE O SEU ESTADO ERA LASTIMÁVEL, VISITA VAI VISITA VEM E EU PENSANDO, SERÁ QUE ELE TEVE ALTA OU SERÁ QUE PARTIU PARA O SENHOR? ESTES PENSAMENTOS RODAVAM A MINHA MENTE ME LEMBRO DE TER PERGUNTADO A UMA ENFERMEIRA SOBRE AQUELE PACIENTE, MAS A MESMA NÃO SOUBE ME INFORMAR E TAMBEM SERIA MUITO DIFICIL, POIS O HOSPITAL É MUITO GRANDE E HÁ MUITOS PACIENTES, MAS AI PENSEI E CHEGUEI Á UMA CONCLUSÃO QUE, NÃO IMPORTA O QUE PODE TER ACONTECIDO COM AQUELE HOMEM EMBORA EU DESEJAVA VE-LO MAS O QUE MAIS IMPORTAVA NAQUELE MOMENTO É QUE EU TINHA UMA CERTEZA NO MEU CORAÇÃO É QUE ELE TINHA SIDO ALCANÇADO PELO GRANDE AMOR DE DEUS E QUE SE ELE JÁ TIVESSE PARTIDO PARA A ETERNIDADE ELE ESTARIA COM CRISTO E JUNTAMENTE COM OS SALVOS.






                            O PRAZER DE SABER QUE SOU ÚTIL NO REINO
   SEI DA DOR DE SE TER UM ENTE QUERIDO DOENTE “POIS” EU JÁ TIVE. SEI O QUE É A DOR DE PERDER UM PARENTE DEVIDO A UMA GRAVE ENFERMIDADE UMA VEZ QUE JÁ PERDÍ ALGUNS.
   A DOR QUE SENTIR QUANDO TIVE PARENTES BEM PRÓXIMOS DOENTES GRAVES E QUANDO TAMBEM OS PERDÍ FAZ COM QUE EU VENHA A COMPREENDER A DOR DOS OUTROS UMA VEZ QUE JÁ PASSEI POR SITUAÇÕES SEMELHANTES TENHO UM APARATO A MAIS PARA PODER AJUDAR QUEM PASSA POR ESTE MOMENTO TÃO DESGASTANTE EMOCIONAL, FÍSICO E PSICOLÓGICO. NADA EM NOSSA VIDA É POR ACASO O SENHOR QUE É O NOSSO DONO TEM UM PROPÓSITO ESPECÍFICO EM TUDO QUE ACONTECE EM NOSSA VOLTA E ATÉ MESMO NAS SITUAÇÕES MAIS DIFÍCEIS E QUASE QUE IMPOSSÍVEL DE SUPORTAR.
   COMO CAPELÃO EU ME ALEGRO EM SABER QUE O ESPIRITO SANTO ME ESCOLHEU PARA AJUDADAR VIDAS, CONSOLAR VIDAS E LEVAR UMA PALAVRA DE SALVAÇÃO QUE VAI TRANSFORMAR O ESTADO DE UMA PESSOA, VAI MUDAR O RUMO DE SUA VIDA TANTO AQUI NESTE MUNDO QUANTO NO VINDOURO E, ISTO JÁ É UM GRANDE MOTIVO PARA FAZER MAIS E MAIS EM FUNÇÃO DO REINO DE DEUS. ESTA E OUTRAS EXPERIÊNCIAS NAS VISITAS EM HOSPITAIS TÊM ME TRAZIDO MAIS CONVICÇÃO DO CHAMADO DE DEUS PARA MIM, MINHA FAMÍLIA E O MINISTÉRIO QUE DEUS NOS CONFIOU, NÓS COMO IGREJA NÃO PODEMOS FICAR NA DEFENSIVA, MAS NA OFENSIVA PARA PROCLAMAR A MENSAGEM DE CRISTO JESUS.
   UM DOENTE NÃO PRECISA APENAS DE REMÉDIO OU CUIDADOS MÉDICOS PARA O FÍSICO, ATENÇÃO, CARINHO E CALOR HUMANO SÃO INGREDIENTES QUE NÃO PODEM FALTAR A ALGUEM QUE ESTÁ DOENTE PRINCIPALMENTE EM CASOS DE DOENÇAS INCURÁVEIS. ESTAS PESSOAS PRECISAM DE CUIDADOS TANTO FÍSICOS QUANTO ESPIRITUAL “POIS” Os CUIDADOS BIOLÓGICOS OU MEDICINAIS DAS CAUSAS PATOLÓGICAS VÃO BENEFICIAR O SEU CORPO, MAS A ASSISTENCIA ESPIRITUAL VAI CUIDAR DA SUA ALMA, DE MODO A AJUDÁ-LO A ENFRENTAR O GRAVE PROBLEMA DE ENFERMIDADE, A PRESENÇA DE CAPELÃES, PASTORES E VOLUNTÁRIOS NAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO É DE SUMA IMPORTANCIA PARA A COMUNIDADE UMA VEZ QUE NÓS SOMOS OS AJENTES DE DEUS OS COOPERADORES DO REINO E QUE LEVAM A MENSAGEM DE CONSOLO E DE SALVAÇÃO AOS PERDIDOS, É GRATIFICANTE SABER QUE SOU BOCA, MÃOS E PÉS DE CRISTO AQUI NA TERRA SOU ÚTIL PARA DEUS, SOU UM INSTRUMENTO NAS MÃOS DO SENHOR.



   JÁ FUI A DIVERSOS HOSPITAIS PARA LEVAR O CONSOLO DA PALAVRA AOS DOENTES E AS EXPERIENCIAS SÃO DIVERSAS UMA VEZ QUE NOS DEPARAMOS COM TODOS OS TIPOS DE SITUAÇÕES, CADA PESSOA TEM UM GÊNERO DIFERENTE E COMO CAPELÃO EU PRECISO COMPREENDER A DOR DE TODOS EM PARTICULAR, A MEDIDA QUE VOU TRABALHANDO VOU APRENDENDO A LIDAR COM PESSOAS DE TODOS OS NÍVEIS SOCIAIS  E CULTURAIS E IDADE, UMA VEZ QUE A DOENÇA NÃO ESCOLHE A QUEM VAI ATACAR.
   CERTA OCASIÃO FUI VISITAR UM HOSPITAL NA CIDADE DE RONDON DO PARA-PA E LA ME DEPAREI COM UM HOMEM INTERNADO QUE ERA MÉDICO E TAMBEM DONO DO HOSPITAL, ENTÃO AS SITUAÇÔES SÃO DIVERSAS E PRECISAMOS ESTAR PREPARADOS E QUEM NOS CAPACITA É O ESPIRITO SANTO DE DEUS PARA FAZERMOS A SUA OBRA AQUI NA TERRA.
   CADA VISITA É UMA HISTÓRIA DIFERENTE QUE NOS COMOVE, NOS ENTRISTÉCE, NOS FAZ CHORAR E NOS TRAZ ALEGRIA TAMBEM, POIS ESTAMOS EM UMA CAMINHADA, NESTA CAMINHADA IREMOS TER MOMENTOS BONS E MOMENTOS RUINS MAS O CERTO É QUE NÃO PODEMOS PARAR, EU NÃO POSSO PARAR, O ARREBATAMENTO ESTÁ PROXIMO E AINDA HÁ MUITO PARA SER FEITO HÁ MUITAS ALMAS PARA SEREM CONQUISTADAS CONSOLADAS E LEVRES DAS SUAS ENFERMIDADES. DENTRO DOS HOSPITAIS O ESPIRITO SANTO DE DEUS NOS IMPULCIONA A IR, O SENHOR É CONPASSIVO ELE SE COMPADECE DA MISÉRIA ALHEIA E EU QUE RECEBÍ A MENTE DE CRISTO PRECISO COMPARTILHAR O MESMO SENTIMENTO ,O DE COMPADECER PELAS PESSOAS QUE ESTÃO SOFRENDO COM GRAVES ENFERMIDADES TANTO NO FÍSICO COMO NA ALMA OU NO ESPIRITUAL ASSIM SENDO TENHO POR DEVER E OBRIGAÇÃO DE FAZER DEUS CONHECIDO PARA AQUELES QUE O NÃO CONHECE, LEVAR A VIDA, O CONSOLO, A CURA EA SALVAÇÃO QUE SOMENTE O SENHOR PODE DÁ AO HOMEM PERDIDO, FAZENDO JUS AO CHAMADO E O SEU IDE, E ELE COMO O SENHOR DA SEARA CERTAMENTE NOS RECOMPENSARÁ E NO FINAL IREMOS MORAR COM ELE E DESCANÇRMOS DAS NOSSAS OBRAS E GOZARMOS DA NOSSA RECOMPENSA POR TODA A ETERNIDADE.


   TERMINO AQUI ESTE PEQUENO DIÁRIO DE UM CAPELÃO NUM PRESÍDIO E NUM HOSPITAL DIZENDO QUE: NÓS NUNCA IREMOS ENCONTRAR FACILIDADE EM EXECUTARMOS A OBRA OU O IDE DE JESUS, QUE DENTRO DESTE CONTEXTO ENCONTRAMOS A IMPORTANTE FRASE: “A TODA CRIATURA”, AS VISITAS EM PRESÍDIOS E HOSPITAIS NÃO SÃO FACEIS, NO PRESÍDIO VOU ENCONTRAR COM PESSOAS QUE ESTÃO ALI POR TEREM PRATICADO COISAS MÁS COMO ROUBO, ASSASSINATO, ESTUPRO ETC, PESSOAS QUE SE TORNÁRAM ESCÓRIA DA SOCIEDADE. NO HOSPITAL VOU ME DEPARAR COM PESSOAS MULTILADAS, DOENÇAS INCURÁVEIS, PARÁLISADAS OU ATÉ MESMO PESSOA EM ESTADO TÉRMINAL, MAS AMBAS PRECISAM OUVIR A PALAVRA DE DEUS OU SEJA, PRECISANDO DE DEUS, DO SEU CONSOLO, DO SEU AMOR E ENFIM PRECISANDO DE SALVAÇÃO, E SÓ QUEM PODE PRODUZIR ISTO É O ESPIRITO SANTO NA EXPOSIÇÃO DA SUA PALAVRA, A BÍBLIA. SEJA NO HOSPITAL OU NO PRESÍDIO HÁ ALGUEM QUE ESTÁ COM SEDE DE DEUS E DE SUA PALAVRA, HÁ UMA PESSOA PRECISANDO DE UMA PALAVRA AMIGA, CALOR HUMANO E DE ATENÇAO. SENDO ASSIM SOU VOLUNTÁRIO PARA FAZER COM QUE ESTAS PESSOAS CHEGUEM AO CONHECIMENTO DO SENHOR.
   FALEI ANTERIORMENTE SOBRE ESTUDOS FEITOS NOS HOSPITAIS E COM OS PACIENTES QUE COMPROVAM QUE HÁ UMA SATISFAÇÃO MUITO GRANDE PARA O DOENTE E SUA FAMILIA E O PRÓPRIO HOSPITAL QUANDO SE HÁ ASSISTENCIA RELIGIÓSA, TEM MUITA DIFERENÇA PARA QUEM RECEBE E PARA QUEM NÃO RECEBE ESTA ASSISTENCIA, E O ÍNDICE DE RECUPAÇÃO E FORTALECIMENTO É TAMBEM MAIOR PARA QUEM RECEBE REGULAMENTE VISITAS DE CAPELÃES, PASTORES E VOLUNTÁRIOS.
                       SEJA NO HOSPITAL OU PRESÍDIO VAMOS TRABALHAR
   NO TUMULTO DOS HOSPITAIS E PRESÍDIOS, OS DIRETORES ESTÃO PRUCURANDO CONSTANTEMENTE MODOS PARA PROVER ÓTIMOS SERVIÇOS AOS PACIENTES E DETENTOS DENTRO DE SUAS DIFICULDADES DIÁRIAS. ELES BUSCAM MANTER OS FUNCIONÁRIOS DE QUALIDADE E MANTER RELAÇÔES POSITIVAS DENTRO DE HOSPITAIS, PRESÍDIOS E A COMUNIDADE. OS CAPELÃES RESPODEM A ESTAS PREOCUPAÇÔES DE MODO SEM IGUAL, ENQUANTO UTILIZANDO AS TRADIÇÕES HISTÓRICAS DE ESPIRITUALIDADE QUE CONTRIBUI PARA A CURA DE CORPO, ALMA, CORAÇÃO E MENTE.
                                  Pr.JAILTON GONÇALVES DOS SANTOS